quinta-feira, 17 de julho de 2008

O endireita ortográfico

Edson Athayde, o mais português dos publicitários brasileiros, lançou O Endireita, o primeiro livro de ficção que segue as normas do novo Acordo Ortográfico para a Língua Portuguesa.

Athayde disponibiliza o seu livro gratuitamente na Internet. Para o ler, é necessário ter instalado o programa Adobe Flash Player. Clicando nas páginas virtuais, pode ir-se folheando a obra e espreitando o texto seguinte. Também está disponível uma versão em PDF, que pode ser livremente descarregada. 27 páginas.

Em declarações atrasadas ao jornal PUBLICO, o autor questionava "Qualquer autor mesmo que venda bem ganha pouco. E os livros nunca estão disponíveis para os próprios autores. Os livros saem logo dos catálogos. Temos de pedir, encomendar, podem esgotar, são coisas que não controlamos. Mas se a tecnologia permite ultrapassar estes problemas, porque é que eu tenho de viver isso?"

Athayde parece aderir à nova filosofia de alguns autores que sentem que a indústria editorial talvez já não mereça deter o monopólio daquilo que é publicado. A Internet permite a qualquer autor criar o seu próprio site e disponibilizar o seu livro gratuitamente e até mesmo recolher dinheiro de doações, publicidade ou pagamentos directos dos leitores.

O que o autor não teve em conta foi o facto de o seu livro só ter a ganhar se fosse disponibilizado igualmente em formatos mais abertos. O Epub teria sido uma boa escolha, ou o HTML.

Ganhou no entanto em grafismo, a sua opção. É curioso o modo como, num ambiente totalmente digital, pretende simular o folhear de um livro em papel. Imagem já um pouco gasta mas, no caso concreto, bem conseguida.

Quanto à escolha da nova ortografia... merece nota positiva do Ler Digital. Já muitas vezes nos manifestámos a favor do Acordo Ortográfico, apesar de o acharmos imperfeito.

1 comentário:

Anónimo disse...

Está muito giro o livro, sim. Gostei daquele formato digital. É um autêntico livro virtual!
Obrigado por divulgares. ;)